CAPS realiza caminhada com objetivo de comemorar Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Com objetivo de comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o CAPS I Dona Zifinha promoveu na manhã desta quarta-feira (17), uma caminhada cultural em Simão Dias.

 

Através do projeto ‘SSO Divulga CAPS: liberte-se de estigmas e preconceitos’, o evento teve início na sede do órgão e após percorrer as principais ruas da cidade, encerrou as atividades na feira livre do município.

 

A caminhada foi marcada por apresentações do Balé da Adeca, a banda do SFVC e o grupo de capoeira de usuários do próprio CPAS. O evento também contou com usuários e funcionários do CAPS do município de Paripiranga.

 

A coordenadora do CAPS, a assistente Social Adélia Rabelo falou da importância da realização do evento em Simão Dias, como forma de fortalecer a luta de melhor tratamento da saúde mental.

 

Participaram da caminhada, o vice-prefeito Aloízio Viana, a secretária de Inclusão Social, Mônica Matos, funcionários, assessores e população em geral.

 

Dia Nacional 
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. 
Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.


Conte-nos sua opinião