Profissionais da gestão participam da 16ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Entre os dias 4 e 7 de agosto, profissionais da gestão Cuidando do Nosso Povo participaram da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), na capital federal.

O município, através do Conselho Municipal de Saúde, foi representado pelos delegados simãodienses eleitos na 7º Conferência Estadual de Saúde, Adilelson Santos, Adriana Leal e Graziela Siqueira e a Secretária Executiva do Conselho, Daniella Santana.

O evento contou com mais de três mil conferências preparatórias, essencial para nortear as ações do Ministério da Saúde (MS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos anos.

Além disso, foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) teve organização do CNS e realizada pelo MS. Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988.