Projeto do povoado Sítio Alto recebe premiação do Ministério da Cultura

O município de Simão Dias foi premiado com o projeto Dança de Roda, do povoado Sítio Alto. O projeto em nome de Josefa Santos de Jesus, conhecida por Dona Josefa, recebeu nota 100.
A iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, intitulada 5ª Edição Culturas Populares Leandro Gomes de Barros.

Ao todo, foram premiadas 500 inciativas que fortalecem as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.
Foram selecionados projetos nas áreas de Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi, Boi de Mamão entre outras. Só não estão incluídas as Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira.
Das 500 premiações, 200 foram destinadas a pessoas físicas, outras 200 para coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 voltadas para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural.
Também foram premiados 20 herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.