Representantes de escolas municipais participam de Conferência Estadual em Aracaju

Estudantes da rede municipal de ensino de Simão Dias participaram, como representantes eleitos, nesta quarta-feira (16), da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O evento ocorreu no auditório da Didática V, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e teve a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (GVSAM), em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Secretaria de Estado da Educação, Universidade Tiradentes (Unit) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Uma das unidades escolares simãodiense que enviou participantes para III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi a Escola Maria Rabelo Barreto, localizada no povoado Salobra.

A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular diálogos participativos, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. Trata-se de um processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para refletir sobre as questões socioambientais, e assim elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas.

A abertura do evento estadual contou com a composição da mesa e apresentação dos coordenadores de Educação Ambiental. Em seguida, foi ministrada palestra com tema ‘Educação Ambiental, Juventude e Cuidados com a Água’.

Oficinas também foram realizadas e no encerramento ocorreu a plenária final para a escolha do projeto de ação, bem como dos delegados e delegadas destinados à etapa nacional.