Saúde promove treinamento para uso da máquina costal no combate ao mosquito da dengue

Na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria de Saúde realizou treinamento de Agentes de Endemias, para uso da máquina costal para aplicação de veneno fumacê ou Ultra Baixo Volume (UBV).

O treinamento ocorreu na quadra poliesportiva Dulcival Silva Santana, localizada no conjunto Centenário, e contou com a participação de 25 Agentes de Endemias do município.

A capacitação foi comandada pelos supervisores regionais de Lagarto e Itabaiana, José Alves e Maciel, respectivamente, com treinamentos teórico (25 profissionais) e prático (2 profissionais).

Os equipamentos foram doados pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Ministério de Saúde, e deverão ser utilizados no combate ao mosquito causador da dengue, dentre outras doenças.

A aplicação espacial de inseticidas é utilizada principalmente para o controle do vetor da dengue. A aplicação espacial a Ultra Baixo Volume (UBV) com nebulizadores costais é indicada para controle do vetor Aedes aegypti.

Além dos capacitados, a ação contou com a participação do Secretário de Saúde, Lenivaldo Nunes, o Supervisor do Núcleo de Endemias, José Santana, a Supervisora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Joseane Andrade e da Supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Simone Andrade.